SOBRE
Criação de nome, slogan e sistema de identidade visual para nova marca de serviços e tecnologia mobile da Spring.
SERVIÇOS
Naming Estratégico
Identidade Visual
Criação de Slogan
A Spring Mobile Solutions é uma empresa de tecnologia líder em soluções corporativas em mobilidade. Nascida no Brasil, mas com aporte de capital do Goldman Sachs a empresa expandiu para os EUA, Ásia e Europa.
Quando fomos chamados pelo Marketing da Spring em 2014, o desafio era a criação de uma nova marca para a área de VAS (Value Added Services), que seria separada da empresa principal e eventualmente vendida. O desafio era o desenvolvimento de uma novo nome e identidade globais para empresa que permitissem a separação sem afetar a marca principal da Spring.
O nome deveria ser global, funcionar e ter viabilidade de registro na Ásia, Europa e Américas. Este sempre é o desafio de um trabalho de Naming Estratégico em escala global.
O interessante deste processo, até pelos prazos curtos, foi o processo de workshop de naming que envolveu os gestores da Spring em diferentes rodadas criativas no processo de criação, avaliação e seleção do nome. O nome final Vivera é de fácil pronúncia em diferentes idiomas, e por ser uma palavra inventada: de fácil registro.
Para o processo visual, adotamos a estratégia de uma identidade visual básica, simples (composta por uma tipografia, selo e código morfológico), mas organizada dentro de um sistema coeso, o que permitiu ganho de tempo necessário ao desafio maior e anterior da criação do nome da marca.
Pouco após o lançamento, e com uma ótima receptiva de mercado, a marca foi efetivamente comprada pela Zenvia, um forte concorrente anterior da Spring, e que agora também é cliente da Sebastiany.
Nosso desafio era transformar uma unidade de negócios da Spring Mobile Solutions em uma nova marca para vender ao mercado. Conseguimos tudo isso em tempo recorde: da criação da marca Vivera å sua venda passaram-se cerca de seis meses. Em novembro de 2014, assim que a nova marca foi lançada, dois concorrentes procuraram a Spring com ofertas de aquisição: o novo posicionamento tirava a Vivera da concorrência de um mercado comodizitado e trazia o discurso convincente de uma empresa focada na inovação por “ideias inteligentes” (o slogan da marca) de negócios. A Vivera foi vendida para a Zenvia, sua maior concorrente, pelo valor aproximado de R$ 70 milhões – muito superior ås ofertas recebidas nos anos anteriores. E isso se deve, principalmente, å bem-sucedida criação e posicionamento da nova marca.
Sonaira San Pedro – Gerente de Marketing da Spring Mobile