SOBRE

Definição do DNA de marca, naming, slogan e identidade visual para rotisserie em São Paulo.

SERVIÇOS

DNA de marca

Naming

Design estratégico de marca

Identidade de marca

A Pratisserie é uma rotisserie com foco nas necessidades do dia a dia de seus clientes.

Rotisseries são usualmente vistas pelos clientes como uma opção atraente de alimentação para a ocasiões especiais e encontros de família. No entanto, em 2012 quando fomos chamados para o projeto, a Pratisserie começava com uma proposta diferente. No lugar de encomendas, tempero caseiro, grandes pratos, a rotisseria teria refeições prontas, com um sabor gourmet e opções pequenas e, porcionadas para o dia a dia. E diferente de outras rotisseries, na Pratisserie você pode levar apenas 1 grelhado, ou quantas colheres de purê quiser. A quantidade é sempre definida pelo cliente, e a forma de apresentação também.

Para iniciar o projeto, o primeiro passo foi uma investigação do plano de negócios do nosso cliente: Que tipo de pratos trabalharia; quais os serviços adicionados ao escopo; qual a personalidade da arquitetura da primeira loja e quais os planos de crescimento para marca. Com isso em mão foi possível determinar o DNA da marca: Prática, Agradável, Habitual e Atual

Este DNA foi, então, a base para o naming. No processo de criação do nome procurávamos a opção que melhor nos ajudasse a esclarecer a proposta da marca: praticidade. Foi da união desta palavra com rotisserie que surgiu a Pratisserie. Para deixar o posicionamento ainda mais evidente, a identidade verbal da marca foi complementada com o slogan: “É prática. É pra você. É rotisserie”.

Por fim, foi a criação de um sistema de identidade visual que se alinhasse a estratégia da marca. Além da grafia personalizada do logotipo e da textura do ladrilho hidráulico, o grafismo da mão prestativa e os ícones dos ingredientes compuseram o conjunto final da identidade.

Em pouco tempo a Pratisserie já é uma referência no bairro (Vila Leopoldina/City Lapa). Seu movimento maior é justamente durante a semana, quando os clientes que estão pela região tem a oportunidade de almoçar e já comprar a janta para volta de casa, e no final do dia, quando dão aquela “passadinha” no Pratisserie. O objetivo era esse mesmo: fazer parte da vida dos seus clientes, principalmente quando estão cansados demais para cozinhar, e não querem cair na armadilha: “delivery de pizza ou esfiha?”