SOBRE
Posicionamento, naming e identidade visual para nova marca da linha de vidros de controle solar residencial da Cebrace.
www.vidroshabitat.com.br
SERVIÇOS
Posicionamento de marca
Naming
Design estratégico de marca
Identidade visual
No começo de 2012 a Cebrace, maior fabricante de vidros da América Latina, e nosso cliente desde 2008, nos procurou para o desenvolvimento de uma nova marca, para sua linha de vidros de conforto solar para uso residencial.
Para aqueles que não conhecem a Cebrace, ela é uma joint venture da Pilkington com a Saint Gobain, e tem como clientes apenas grandes distribuidores. Já esta nova marca seria destinada a comunicação com arquitetos, decoradores, empreiteiros, vidraceiros e com o consumidor final, que ainda desconhecem as vantagens dos vidros de controle e conforto solar.
O principal problema no mercado de vidros hoje é que existe uma gama considerável de produtos inovadores, mas ainda desconhecidos do público em geral. Opções de vidros que deixam a luz natural entrar, mas retem o calor do lado de fora, são apenas um exemplo da tecnologia hoje disponível que também inclui vidros refletivos, vidros anti-reflexo, vidros com proteção UV e até mesmo vidros auto limpantes.
O posicionamento desenvolvido para a marca Habitat alinha-se ao posicionamento da própria Cebrace, focando nas relações de conforto, proteção e bem estar proporcionado pelo produto.
A nova marca seria trabalhada de duas formas. Em conjunto com a marca Cebrace e em conjunto com a marca dos parceiros franqueados. Portanto a identidade deveria se destacar na comunicação sem se confundir com as demais. Na pesquisa que realizamos, detectamos que grande parte das identidades trabalhavam símbolos em suas marcas, portanto adotar um padrão diferente, ajudaria na distintividade.
O uso de um selo, envolvendo organicamente o logotipo da marca não apenas se alinharia ao posicionamento pretendido, mas também proporcionaria a distintividade frente as marcas de parceiros e da própria Cebrace. Essa escolha se mostrou assertiva, pois facilitou o uso da marca na comunicação e permitiu que esta mesma linguagem fosse então aplicada aos padrões visuais e morfológicos da identidade, adotada em especial no padrão fotográfico da marca.