SOBRE
Naming estratégico e mudança de marca para Doce Aroma, empresa de ingredientes e aditivos com 20 anos de mercado.
www.daxia.com.br
SERVIÇOS
Naming estratégico
Design estratégico de marca
Identidade visual
A Daxia é uma fabricante, importadora e distribuidora de ingredientes e aditivos para indústrias de alimentos, produtos de limpeza, higiene e perfumaria, mas que durante quase 20 anos, operou com outro nome: Doce Aroma.
A história da empresa é fundamental para entender a mudança da marca. Focada originalmente em ingredientes, aditivos e aromatizantes para pequenas indústrias de alimentos, a Doce Aroma foi fundada pelo espírito empreendedor da Dona Helo e do Seu Lorival. Como muitas empresas familiares, começou pequena mas com desejo de crescer, e foi justamente esse crescimento que tornou o bom nome da empresa em sua maior barreira.
Desde o final dos anos 2010 a marca já começava a crescer buscando clientes em outros segmentos industriais que muitas vezes utilizavam os mesmos ingredientes já vendidos para os clientes atuais. Mas a medida que essa expansão se dava, mais e mais o nome se mostrava um empecilho para os esforços internos e para a equipe de vendas da empresa, pois constantemente referenciava aos novos clientes apenas o segmento de alimentos, atrapalhando o processo.
A dificuldade de comunicação e prospecção de vendas levou a empresa a decidir por mudar seu nome de quase 20 anos. O que pareceu uma decisão drástica, em um segmento B2B industrial é na verdade uma tarefa não tão problemática, uma vez que é fácil estabelecer canais de comunicação direta com seus clientes atuais comunicando com relativa tranquilidade a mudança.
O processo envolveu um trabalho de naming estratégico voltado tanto a criação de um novo nome que desempenhasse bem tanto em Português, quanto em Espanhol, Chinês e Inglês (idiomas estratégicos nos países onde a empresa importa sua matéria prima) quanto a seleção de um novo nome que não limitasse seus segmentos de atuação. Este processo também envolveu a estratégia e planejamento do processo gradual de mudança da marca e comunicação do novo nome.
Como resultado, o novo nome e identidade facilitaram o processo e a abordagem comercial da empresa levando ao aumento da eficiência de seus esforços de venda e portanto dos seus resultados. E sentimos orgulho por fazer parte desta história.