SOBRE
Projeto completo de branding com novo posicionamento, estratégia de marca e identidade visual para o Guia de Motéis.
SERVIÇOS
Diagnóstico de Branding
Posicionamento Estratégico de Marca
Conceito e DNA de Marca
Identidade de marca
Mudar uma marca não é um problema, o potencial de ganho e aumento de vendas proporcionado pela mudança pode ser muito maior que os custos e dificuldades que esta mudança traz, quando ela é bem feita e realizada no momento certo. Mas, mudar uma marca forte é algo bem mais delicado. A antiga marca do Guia de Motéis funcionava bem, mas a questão principal não era sua forma visual, e sim o próprio posicionamento do Guia e a discussão sobre o papel que ele deveria ocupar junto ao seu segmento, além dos novos desafios de comunicação da empresa em um mundo cada vez mais digital.
Em 2004, a principal preocupação era a comunicação offline da marca. Apesar de ser um site, boa parte de sua divulgação ainda era feita em meio impresso e em mídia exterior. Não haviam smartphones e as primeiras redes sociais ainda estavam engatinhando. Passados 10 anos, a marca ainda funcionava, mas não foi desenvolvida para desempenhar com excelência sua aplicação em: ícones de aplicativos, celulares, favicons e avatares de redes sociais.
Além disso, o Guia de Motéis mudou. Deixou de ser apenas um site sobre motéis e, nestes 10 anos, não apenas lançou diferentes produtos, como também iniciativas voltadas à melhoria e profissionalização do mercado moteleiro. Um novo posicionamento era então necessário. O Guia não é mais um “guia de motéis”. Seu papel há muito tempo tem sido outro, o de ser “O” guia dos motéis em um mundo cada vez mais complexo, tecnológico e conectado. O papel do Guia hoje, é ajudar os motéis a serem ainda melhores e a superarem seus desafios.
A estrela representa a liderança e excelência do Guia de Motéis em promover e estimular a melhoria dos resultados dos motéis e a profissionalização do seu segmento.
Nesta nova marca, o ícone separado da grafia do nome favorece sua comunicação no meio digital e permite seu uso em tamanhos pequenos e resoluções baixas, sem perda da identificação
Para trazer o posicionamento da marca à tona nos ambientes do novo escritório do Guia de Motéis, desenvolvemos, a partir do layout do arquiteto Ricardo Freire, e em colaboração da equipe de designers do Guia, toda a seleção de materiais, cores, acabamentos e elementos decorativos. A aplicação final da marca no ambiente foi feita pelo designer Silas Augusto, que trabalha no Guia e cuida da marca há, também, 10 anos.
Foi um trabalho que realizamos em conjunto com toda equipe do Guia de Motéis, um dos nossos clientes mais antigos, e que nos enche de orgulho pelo resultado que o projeto está trazendo a eles!