SOBRE
Criação de marca e sistema de identidade visual para empresa de doces que resgata as tradições das doceiras de Goiás.
SERVIÇOS
DNA de marca
Design estratégico de marca
Sistema de identidade visual
Dona Doceira é uma pequena startup cujo objetivo é resgatar e preservar as tradições culinárias das doceiras de Goiás Velho.
Quando fomos procurados em 2011 para desenvolver o design estratégico da marca, o principal desafio era traduzir em sua identidade visual todo o conceito associado ao produto e considerando, ao mesmo tempo, a comunicação dos atributos definidos no DNA de marca.
Pelo DNA e conceito, a marca deveria ser ao mesmo tempo feminina e tradicional, sem ser velha. O logotipo criado é composto por um lettering que combina tradição e gestualidade envolvido por um selo bordado, cheio de elementos com referência na arquitetura colonial e artesanato local. É um sistema de identidade visual que evoca nostalgia a feminilidade, ligadas às tradições das doceiras de Goiás Velho, as quais a marca busca resgatar.
Por ser uma micro empresa deveria também ser de uso flexível e permitir o máximo de impacto visual com baixo custo gráfico e de material. Por isso, o sistema de identidade visual deste projeto é simples, passível de uso em diferentes cores e em métodos simples de impressão, e é acompanhado de uma textura (código morfológico) que lembra um bordado, sendo utilizada na comunicação da marca para complementar e dar unidade ao conjunto.
É um projeto de forte apelo social que integra cultura e gastronomia brasileiras, manutenção e preservação dos sabores e histórias para as novas gerações. Dessa forma, a união do tradicional com o novo se faz presente em todos os elementos que fazem parte do projeto da marca.