SOBRE

Diagnóstico de Branding e Identidade que decorreram na mudança da marca e identidade visual.

http://semesp1.tempsite.ws/

SERVIÇOS

Diagnóstico de Branding

Diagnóstico de Identidade

Design estratégico de marcas

Identidade Visual

O Semesp era originalmente o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo.

Em 2014 fomos contatados pelo Marketing do Semesp para realizar um Diagnóstico de Branding e outro de Identidade Visual que ajudasse a marca a identificar e superar seus novos desafios.

Ao longo do primeiro diagnóstico ficou claro que a marca se digladiava entre a importância de sua tradição histórica de mais de 35 anos, e seu desejo de inovação e transformação. Entre eles diminuir a percepção de marca negativa relacionada ao universo dos sindicatos e eliminar as limitações territoriais da marca até então restritas ao estado de São Paulo, possibilitando assim uma expansão nacional, sem perda de seus valores centrais de engajamento e de sua imagem de 35 anos e mais de 3 décadas de experiência. Este diagnóstico foi fundamental para que fosse estabelecido um novo DNA de marca e a mudança da sua tagline apenas para Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior.

Já o diagnóstico de identidade visual demonstrou não apenas uma imagem envelhecida e semelhante as marcas do Sebrae e Sistema S, como inúmeros problemas de uso de uma marca que demandava extrema flexibilidade, e possuía nenhuma.

O processo seguinte, foi todo o trabalho de design estratégico de marca conectado aos novos valores do DNA e demandas de flexibilidade de uso.

Mudar uma marca tradicional nunca é fácil, nem para quem cria, nem para quem contrata. Mas coragem, objetividade, estratégia e metodologia podem sempre conduzir um processo de forma segura e assertiva.