55 11 3926 3937
Sebastiany Branding - Design Estratégico de Marcas

FAQ


1. Quanto custa uma marca?

Todo projeto de marca é uma prestação de serviço e calculamos os valores de projeto com base no tempo necessário para desenvolver cada marca (nunca com base no tamanho do cliente), e não existem 2 marcas iguais. Para lhe apresentar um orçamento precisaremos conhecer seu projeto para avaliar a complexidade, tempo e etapas necessárias ao seu correto desenvolvimento, e assim, lhe apresentar um roteiro de projeto e orçamento condizente com as necessidades da sua marca.

  1. DICA - Ao contratar um escritório de design não se restrinja simplesmente ao preço cobrado pelo serviço, mas sim ao que será desenvolvido e entregue junto a marca. Pergunte sempre sobre a metodologia de projeto, etapas que serão desenvolvidas até o resultado final e qual seu papel no processo de pesquisa e criação. Esta é a melhor forma de se conhecer a relação custo-benefício de cada orçamento.


2. Como posso obter um orçamento?

Para podermos lhe apresentar um orçamento precisaremos conhecer seu projeto. Sugerimos sempre o agendamento de uma reunião para que possamos conhecer as necessidades da sua marca e empresa, bem como apresentar nossa metodologia de projeto. Caso você não esteja em São Paulo, nossa reunião pode ser realizada tranquilamente via telefone. Mas recomendamos a reunião presencial para que você conheça o nosso escritório, nossa metodologia e a equipe que desenvolverá sua marca.

  1. DICA - Considere sempre visitar os escritórios que despertaram o seu interesse, conheça sua estrutura, portfolio, experiência e principalmente as pessoas envolvidas na criação da sua marca, site ou projeto gráfico. Em nosso mercado existem muitos bons profissionais, mas também, um número excessivo de amadores. Uma simples visita pode ajudar a diferenciá-los.


3. O que me será entregue ao final do trabalho?

Ao final do trabalho lhe entregaremos mais do que apenas um desenho: lhe entregaremos um projeto de marca, ou seja, um conjunto de arquivos e ferramentas que lhe possibilitará gerir adequadamente sua identidade visual.

Em um projeto de marca a principal ferramenta é o Manual de Marca: Um guia de marca onde você encontrará todas as regras de uso que garantem a fácil identificação para sua nova identidade visual. O manual apresenta as formas corretas (e incorretas) de se utilizar a marca em diferentes fundos, código de cores, tipografias, assinaturas e proporções.Tudo para garantir uma das principais necessidades da sua marca: UNIDADE VISUAL. É ela que proporciona uma imagem de qualidade para sua empresa ou produto.

Em um projeto de Branding design poderemos desenvolver também o Brandbook, que é um manual de personalidade e posicionamento da marca, que pode incluir desde os padrões para uso e produção de imagens e fotografias para a marca, quanto normas de redação para textos utilizados na comunicação corporativa.

Junto destes, segue todo o conjunto de arquivos necessários para a reprodução da marca, ou seja, todas as assinaturas, já configuradas nas diversas necessidades de cores (para impressão offset, serigrafia, internet, etc...), e formatadas para uso em diversos softwares. Desta forma qualquer profissional que for manipular a marca não encontrará dificuldade em seu uso, o que facilita a manutenção da unidade visual das peças criadas posteriormente.

  1. DICA - No caso de um projeto de marca, exija sempre que a mesma venha acompanhada do Manual de Marca.


4. Qual é o tempo necessário para que o processo de projeto da marca seja completado?

O tempo ideal irá variar diretamente da complexidade do projeto, etapas a desenvolver e da disponibilidade de produção do escritório em cada período. Através de uma reunião de briefing poderemos estimar o tempo necessário para o correto desenvolvimento de sua marca.

  1. DICA - Não deixe para orçar ou desenvolver o projeto para última hora. Todo projeto metodológico e criativo toma tempo, e um cronograma inadequadamente curto implica sempre ou em diminuição da qualidade, ou em maiores custos, tanto para quem projeta, quanto para quem contrata.


OUTRAS DICAS IMPORTANTES
  1. 1. Serviço ou Produto

    Lembre-se sempre que um projeto de design se trata de uma prestação de serviços, e não da aquisição de um produto. O resultado final (site, marca ou embalagem) entregue por diferentes profissionais são diferentes em um aspecto principal, sua funcionalidade e o resultado que apresentam na melhoria da imagem de sua empresa e captação de clientes. Muitas vezes esse diferencial não é aparente na estética do projeto, mas pode ser comparada através da metodologia empregada na obtenção de dados que orientam o projeto.
  2. 2. Diferentes serviços, diferentes profissionais

    Design, Publicidade e Marketing são áreas distintas. Em muitos aspectos os conhecimentos destes diferentes profissionais se sobrepõem e se completam. Porém cada área demanda de conhecimentos particulares para ser plenamente desenvolvida.

    O mesmo ocorre dentro do design com as diversas especialidades.
  3. 3. Especialista ou generalista

    Existem diferentes tipos de escritórios de design no mercado.

    O escritório generalista possui a vantagem da CONVENIÊNCIA, pois pode atender projetos de diferentes naturezas.

    O escritório especialista, por sua vez, possui a vantagem do DESEMPENHO e QUALIDADE, pois desenvolve em maior profundidade e com mais conhecimento e refinamento o projeto de sua especialidade.
  4. 4. Cessão de direitos autorais

    Todo contrato de prestação de serviço em criação de marcas deve conter as cláusulas de cessão de direitos patrimoniais e uso do projeto criado. Pela lei de direito do autor em vigor desde 1998, contratar o serviço não significa o automático direito de uso irrestrito do projeto.
  5. 5. Registro no INPI e Junta Comercial

    Ao se abrir a empresa, uma das principais preocupações é a criação do nome. No entanto o nome registrado na Junta Comercial como nome da sua pessoa jurídica (ou nome empresarial) não lhe garante o direito de usá-lo como nome em uma marca. Para tanto deve ser feito o registro no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Sebastiany nas redes sociaisFlickr Curta nossa página no FacebookSiga a Sebastiany no Twitter!Pergunte à equipe da Sebastiany no FormspringEmpreendemia
Os textos, marcas e imagens deste site são criações originais e protegidos nos termos da lei.