55 11 3926 3937
Sebastiany Branding - Design Estratégico de Marcas

Nossa Metodologia


Nossa Metodologia de Projeto de marcas

Nossa metodologia de projeto é interdisciplinar, e foi desenvolvida com conhecimentos de diversas áreas que abrangem as necessidades de comunicação da marca (design, semiótica, comunicação, marketing e branding). Neste sentido inserimos nossos projetos dentro de uma metodologia orientada para o funcionamento da marca no mercado e orientada para o processo de comunicação corporativa.

Antes de definirmos o DESENHO da marca (criação) é preciso atentar para suas necessidades técnicas, estratégicas e de comunicação. Neste contexto toda marca deve atender, em diferentes graus de importância, às seguintes necessidades:

Necessidade de Identificação e Diferenciação

  1. Originalidade - Necessária para distinguir a marca dos concorrentes e destacá-la.
  2. Pregnância - A marca deve se fixar na memória do observador, o que fortalece o reconhecimento e a lembrança (recognition e recall).
  3. Unidade Visual - Uma das características principais da marca é sua presença em todas as peças visuais de comunicação corporativa, o que proporciona unidade e maior identificação.
  4. Percepção e Expectativas - A percepção sobre a marca (bem como outras manifestações da comunicação corporativa) geram no observador uma expectativa sobre o produto, serviço e preço. A satisfação do cliente está diretamente ligada ao atendimento da expectativa que lhe é apresentada, com base na percepção da marca e da comunicação corporativa.

Necessidades de Comunicação

Dentre as 6 necessidades de comunicação da marca, destacamos 3 que representam o conteúdo de sua mensagem. Dentre estas, deverá ser definida uma hierarquia e priorizada 1 ou 2 funções como principais da logotipia, ficando as demais atreladas à outras partes da identidade visual e comunicação corporativa.
  1. Impressiva - Adequação aos códigos visuais dos públicos que a marca pretende alcançar.
  2. Expressiva - Capacidade de comunicar os valores da empresa e sua personalidade através de códigos visuais adequados ao público e segmento.
  3. Referencial - Capacidade de comunicar o segmento no qual a marca se insere.

Necessidades Técnicas

  1. Simplicidade - O desenho da marca deve ser adequadamente simples, atributo necessário para que a mesma tenha pregnância e se fixe na memória do observador
  2. Aplicabilidade e Reprodutibilidade - Uma vez que está presente em toda comunicação visual corporativa, a marca deve ser tecnicamente adequada para facilitar a reprodução e leitura em toda mídia ou substrato, em pequenos ou grandes formatos, independente da tecnologia aplicada.

Necessidades de Branding (gestão da marca)

  1. Fortalecimento do posicionamento da empresa - Através do alinhamento da identidade visual com a missão, visão e valores da marca.
  2. Unidade de DNA - Com o alinhamento da marca aos atributos tangíveis e intangíveis que se pretende comunicar.
  3. Visualização da arquitetura da marca - Facilidade de entendimento da hierarquia e relações entre marcas de um mesmo portfolio.
Para atender a todas as necessidades da marca, empregamos uma série de etapas de investigação e pesquisa.

Ao final deste processo investigativo é possível definir tanto a MENSAGEM que a marca deve comunicar, quanto os CÓDIGOS VISUAIS que deverão ser utilizados. Assim, antes de colocarmos a criatividade para trabalhar, é possível definir que cores, formas, texturas e tipografias a identidade deverá possuir para efetivamente entregar a MENSAGEM para o público-alvo.
Sebastiany nas redes sociaisFlickr Curta nossa página no FacebookSiga a Sebastiany no Twitter!Pergunte à equipe da Sebastiany no FormspringEmpreendemia
Os textos, marcas e imagens deste site são criações originais e protegidos nos termos da lei.